15 de julho de 2024

Maximiza as tuas reservas em temporada alta

O início do verão marca um momento chave para o alojamento local com a chegada do período que conhecemos como época alta em muitas regiões de elevado interesse turístico. Nesta altura do ano em que os rendimentos são maximizados e se recebem um maior número de reservas, é necessário saber gerir o negócio e agir estrategicamente para aproveitar o seu impacto de forma positiva.

Neste artigo do nosso blog oferecemos dicas para ajustar a sua estratégia de reservas e publicidade para que sejam mais atrativas para os potenciais clientes e maximizem a ocupação. Gerir de forma estratégica e colocar-se no lugar do hóspede que irá reservar o alojamento é fundamental para atrair a sua atenção e oferecer um serviço de alojamento competitivo.

1. Ajustar o conteúdo dos anúncios à época de verão

Mesmo que os seus anúncios tenham boas descrições, sejam detalhados e completos, é necessário verificar se estão corretamente adaptados ao que os hóspedes procuram na nossa zona durante a época alta. Por exemplo, pode ser interessante destacar quais as atividades de lazer ou desportivas mais procuradas na zona durante o verão, os eventos locais que se realizam perto da nossa localização ou destacar as instalações do imóvel que ganham maior importância na época de verão como os churrascos, espaços exteriores, etc. Muitos turistas que procuram alojamento nesta época valorizam positivamente a oportunidade de desfrutar de atividades ao ar livre no seu próprio alojamento. É altamente recomendável utilizar eventos e celebrações locais como isco para aumentar as reservas, pois tendem a ser atividades que atraem ao local os turistas que desejam desfrutar ou conhecer as celebrações locais. O verão é uma época de celebração de festas populares, festivais ou encontros gastronómicos que atraem visitantes e são uma excelente oportunidade que aumenta a procura de alojamento para férias e por isso é importante destacá-lo nos nossos anúncios.

2. Aplique tarifas de temporada e use preços dinâmicos

Para atrair viajantes para o seu alojamento local, é necessário estar atento aos preços competitivos da sua região e estabelecer uma estratégia tarifária adequada à época e localização. As tarifas para a época alta devem ser diferentes das praticadas durante o resto do ano e ter em conta possíveis eventos ou atividades de lazer no local para propor preços alinhados com a procura e garantir que não perde rendimentos. Além disso, as ofertas de reservas de última hora podem ser uma boa opção para preencher disponibilidades resultantes de possíveis cancelamentos e manter níveis de ocupação óptimos.

Para ajudar na gestão de taxas e preços, é aconselhável utilizar ferramentas de Dynamic Pricing, que calcularão automaticamente o preço mais adequado para cada data com base na informação de mercado da sua região. Estas soluções libertam-no da necessidade de estar constantemente atento às flutuações da procura, algo extremamente complicado tendo em conta a complexidade e as constantes variações do mercado atual. Em Icnea dispomos de diversas ferramentas integradas como a Beyond Pricing, Turbosuite e PriceLabs para o ajudar a gerir preços dinâmicos no seu negócio.

3. Ajuste a duração mínima da estância

Com a chegada da época alta, é fundamental optimizar a taxa de ocupação através de uma política de preços adequada, mas também ajustando o tempo mínimo de estadia nas horas de maior ocupação. Se o negócio já tiver uma política de estadia mínima estabelecida, é aconselhável mantê-la e não tentar forçar os potenciais clientes a aumentar a sua estadia em alturas de época alta. Caso as taxas de ocupação atuais para a temporada correspondam aos objetivos do negócio, é aconselhável não alterar a estadia mínima. No entanto, para reservas de última hora é possível considerar uma estadia mínima mais curta para acompanhar as ofertas destinadas a este tipo de hóspedes e flexibilizar ainda mais a oferta, o que ajudará a completar a ocupação nestes casos.

4. Gerir corretamente os cancelamentos

Encontrar um equilíbrio na sua política de cancelamento é outro ponto chave para maximizar as reservas na época alta. A aplicação de uma política de cancelamento demasiado rigorosa pode desencorajar os viajantes de reservar no alojamento e uma política mais flexível permite receber reservas mais facilmente, mas ao mesmo tempo é mais fácil para os clientes cancelarem, deixando espaços vazios na ocupação.

Cada um dos principais canais de venda como Booking.com, Airbnb ou Vrbo possuem políticas de cancelamento flexíveis próprias, por isso é aconselhável estudá-las para avaliar a melhor opção para os seus anúncios e aplicar aquela que for mais conveniente tendo em conta que os turistas Estarão mais dispostos a escolher uma reserva com maior flexibilidade de cancelamento. Se também oferece reservas diretamente através do site, deverá aplicar as mesmas políticas de cancelamento, pelo que é importante ter em atenção as políticas de cancelamento que recebem o maior número de reservas nas plataformas para utilizar uma estratégia semelhante para as reservas diretas. Além disso, é importante analisar os cancelamentos recebidos e identificar o canal de onde provêm para aplicar correções com base nos dados disponíveis.


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