A Booking.com publicou o seu Sustainable Travel Report, um relatório anual baseado em entrevistas com viajantes de 35 países para conhecer os seus hábitos e iniciativas de viagens sustentáveis. O nosso parceiro, EnviroRental, oferece-nos os dados mais significativos deste valioso relatório para que as empresas do setor e os gestores de propriedades possam estar atentos às tendências e prioridades dos viajantes em termos de sustentabilidade.
Sustentabilidade como tendência dominante
O relatório mostra que até 80% dos viajantes entrevistados estão preocupados em viajar de forma sustentável, sendo os países onde esta tendência é mais predominante a Índia, as Filipinas, o Quénia e o Vietname. Este impacto das tendências sustentáveis nas viagens não é surpreendente se tivermos em conta que 53% dos inquiridos em 2023 afirmam ter mudado a sua forma de viajar como resultado das informações mais recentes sobre as alterações climáticas.
Estes dados mostram-nos que para os gestores de propriedades é uma vantagem incluir ações sustentáveis no seu alojamento, uma vez que cada vez mais o alojamento sustentável se torna uma mais-valia na hora de escolher entre as diferentes opções. Em Icnea, já lhe demos diversas
dicas sobre como tornar o seu alojamento mais sustentável.
O equilíbrio entre a consciência sustentável e os gastos dos viajantes
Apesar de haver uma preferência por opções sustentáveis, existe uma preocupação entre os viajantes sobre o custo das viagens sustentáveis. Como mostra o relatório da Booking.com, há atrito entre o desejo de viajar de forma responsável e o custo dessas opções. 74% dos entrevistados acreditam que os viajantes deveriam tomar a iniciativa com opções de viagens mais sustentáveis, mas por sua vez, 49% respondem que na sua opinião são muito caras e geralmente implicam um aumento no seu orçamento de viagens.
Tendo em conta esta barreira, é fundamental que gestores e proprietários saibam comunicar aos seus hóspedes quais as ações e medidas que tomam para tornar o seu alojamento sustentável e explicar porque é que o seu alojamento tem um custo ligeiramente superior. Os dados do relatório mostram também que 43% dos viajantes estariam dispostos a pagar um pouco mais pelo seu alojamento se tivessem a garantia de que é uma opção mais sustentável do que outras.
A importância da sustentabilidade para ganhar a confiança dos viajantes
Entre os viajantes entrevistados, é notável a preocupação com a dificuldade em encontrar opções de viagens sustentáveis e, por sua vez, manifestam problemas em verificar se essas opções são verdadeiramente verdes, tal como anunciadas.
Sobre esta questão, o relatório indica que 74% dos viajantes desejam que as empresas de viagens ofereçam opções mais sustentáveis. Dada esta dificuldade em encontrá-los, 65% afirmam que se sentem mais confortáveis hospedando-se num alojamento para férias com certificado de sustentabilidade. Pelo contrário, 39% desconfiam se estas casas anunciadas como sustentáveis o são realmente.
A transparência para com o viajante e a sua confiança são dois factores-chave a ter em conta para atrair clientes para um alojamento sustentável. É necessário que o viajante tenha acesso a informações confiáveis e verificadas num exercício de correta comunicação por parte do proprietário ou gestor. Para ajudar nisso, a Booking.com já oferece emblemas para acomodações que buscam ser mais sustentáveis, e organizações como Sustonica e Travalyst oferecem relatórios de sustentabilidade para acomodações e viajantes.
O viajante entra em ação
Apesar de encontrarem dificuldades quando se trata de viajar de forma sustentável, os dados do relatório mostram que os viajantes estão cada vez mais a ajustar os seus hábitos de viagem para o fazerem de forma responsável. 67% afirmam que se preocupam em desligar as luzes, o ar condicionado ou o aquecimento quando saem do alojamento, 43% indicam que escolhem opções de transporte sustentáveis como caminhar, utilizar a bicicleta ou os transportes públicos. Além disso, 69% consideram importante que parte do dinheiro investido na viagem vá para o comércio local.
Um dado notável que o relatório revela é que 47% dos entrevistados gostariam de ter informações sobre como viajar de forma mais sustentável. Isto envolve proprietários e gestores de alojamentos para férias na missão de comunicar e oferecer aos hóspedes alternativas sustentáveis, quer no alojamento, quer na cidade de destino.
O relatório da Booking.com mostra-nos como diferentes barreiras de custo, comunicação ou conhecimento dificultam as opções sustentáveis para os viajantes. No entanto, também nos mostra que prestando atenção a estas barreiras e procurando formas de reduzir o seu impacto, é possível valorizar todas as vantagens do turismo sustentável para viajantes e proprietários.