O turismo sustentável está considerado como uma nova modalidade no setor turístico. Começou como uma necessidade de respeito e cuidado do meio em que vivemos e, atualmente, já está muito presente e integrado na mentalidade de todos os turistas.
Segundo a OMT o turismo sustentável é o “turismo que tem em conta o seu impacto atual e futuro, a nível económico, social e meio ambiental, quando se trata de satisfazer as necessidades dos viajantes, a indústria, o meio e as comunidades locais”.
Efectivamente, existem já muitos estudos que confirmam que há um cada vez maior número de viajantes que escolhem a sua viagem segundo critérios respeitosos com o meio ambiente.
Segundo um estudo recente, 3 de cada 4 viajantes consideram muito importante a sustentabilidade para eleger o seu destino de viagem. O primeiro aspecto mais valorizado é o respeito pelo meio ambiente. Em segundo lugar, a protecção do património cultural e natural do destino. Seguido pela importância de se incentivar a economia local e, em quarto lugar, a redução de emissões de CO2.
Por último, está a conservação dos costumes e festas populares, a reciclagem e o consumo de produtos km0.
Em Icnea, no nosso PMS-Channel Manager, desenhamos a ficha das propriedades, onde se especificam todas as características e descrições do alojamento, de maneira a poder especificar toda a informação referente à sustentabilidade do estabelecimento.
Por um lado, há a possibilidade de pôr o certificado energético da vivenda. Não só porque é uma informação necessária a nível legal, pois desde Junho de 2021 entrou em vigor o novo Decreto Nº 390/2021 (Espanha) que requer que os Alojamentos locais devem ter um certificado energético, mas também porque é relevante para os turistas que estão especialmente interessados em alojar-se em vivendas sustentáveis.
Por outro lado, na ficha da propriedade do PMS, onde se indicam as características da mesma, é possível indicar todo o tipo de características relacionadas com a construção e sustentabilidade da vivenda. Aqui temos alguns exemplos:
- Recursos para todo tipo de reciclagem
- Iluminação LED
- Energia renovável 100%
- Painéis solares
- Energia eólica
- Digestor de metano
- Controles de energia inteligentes
- Bombas de calor
- Painéis aquecedores infravermelhos
- Energia geotermal
- Aquecedor de alvenaria
- Painéis solares térmicos
- Isolamento com materiais naturais
- Lavatório de baixo consumo de água
- Tratamento de águas pluviais
- Sistema de águas cinzentas
- Bicicletas incluídas
- Produtos de limpeza ecológicos
- Não artigos de casa de banho de um só uso de plástico
- Não talheres de plástico
Toda esta variedade de características são valorizadas positivamente pelos canais como podemos verificar no posicionamento online das propriedades.
Concluindo, acreditamos que adaptar os vossos alojamentos ao turismo sustentável é uma forma de contribuir positivamente para o cuidado do planeta e atrair o crescente número de viajantes dispostos a eleger uma modalidade de viagem sustentável respeitosa com o meio ambiente.