25 de julho de 2023

Passos básicos do branding no alojamento turístico

No negócio do alojamento turístico, a notoriedade e a boa reputação são a chave para triunfar num ambiente tão competitivo e exigente. Estar presente em muitas OTA’s e ter anúncios perfeitos no seu conteúdo é importante e claramente ajuda, mas como qualquer outro negócio, a marca ou branding é outro elemento essencial.

Muitas pessoas não dedicam tempo a criar e cuidar a marca pessoal, quando se trata de alojamento turístico. Hoje queremos explicar-lhes porque é tão importante dedicar o tempo necessário a trabalhar uma marca que esteja em consonância com a nossa forma de comunicar, ou a experiência que os nossos alojamentos querem oferecer.

Qual é a importância de ter e trabalhar uma marca?

Conseguir uma reputação na zona onde trabalha a tua empresa, especialmente se se trata de um lugar com muita concorrência é básico para ter êxito. Trabalhar a marca permite-lhe que o seu negócio seja conhecido pelo seu nome, estabelecer uma fidelidade com os clientes, destacar frente à concorrência, potenciar o boca a boca entre os hóspedes e ter ter uma estratégia coerente quando se faz a comunicação com os próprios clientes ou os que estão à procura de um alojamento e podem ser os próximos a entrar.

A marca não é só o logo, o nome ou as cores da empresa. Ainda que trabalhar correctamente estes aspectos lhe darão uma vantagem inicial, devem ter em conta várias questões antes de começar a trabalhar:
  1. Que tipo de clientes recebo e qual é a melhor maneira de me comunicar com eles?
  2. Que fazem os concorrentes para destacar ou para se darem a conhecer? Que oferecem?
  3. Como posso melhorar a experiência do hóspede para que me recordem?
  4. Que tipo de experiência quero oferecer no meu alojamento, que quero transmitir?
Todas estas perguntas são elementos chave para fazer crescer a marca e dar-lhe uma personalidade ao seu negócio. Tudo isto contribuirá na obtenção de boas valorações por parte do hóspede, pois uma marca bem trabalhada e com os objetivos bem definidos nunca são esquecidos pelo cliente. No entanto, não esquecer que a marca e a experiência do cliente estão completamente relacionadas, pelo que é essencial oferecer facilidade na gestão dos processos, manter uma comunicação clara e fluída, cuidar a limpeza do alojamento ou oferecer experiências personalizadas.

Além disso, devemos ter em conta que trabalhar estes aspectos não só lhe dará notoriedade perante o público alvo, mas também facilitará a tarefa no âmbito da comunicação e marketing, pois uma marca bem definida é mais fácil de comunicar. O desenho da sua página web e o seu tom comunicativo marcarão a base do desenho dos seus emails, as suas redes sociais e o tom com o que comunica nestes canais. É muito provável que esta seja a porta de entrada de novos clientes para a sua marca, pelo que estes devem poder ver uma coerência entre todos os canais.

Que aspectos deve trabalhar em primeiro lugar?

  • Estude o mercado à sua volta: Deve conhecer e adaptar-se à situação onde vai operar o seu negócio, conhecer o volume de concorrentes, que normalmente acolhem os turistas de essa zona, que experiências ou lugares pode oferecer aos seus clientes e saber se pode estabelecer alianças com estes negócios ou que tipo de perfis turísticos prefere alojar.
  • Defina o posicionamento, a sua personalidade e tom: Tendo em conta o tipo de turistas que tenha interesse em atrair, a maneira como se comporta a concorrência na sua zona ou o que deseja transmitir com a sua marca, deverá estabelecer um tom comunicativo e visual da sua marca, assim como definir o aspecto estético que terá a sua página web, comunicados, redes sociais, materiais de marketing…
  • Escolha um nome, cores, logo e tipografia: Todos estes elementos são essenciais e devem estar definidos antes de começar a trabalhar. É possível que com o tempo os vá adaptando, mas será a base do seu negócio e os elementos que os seus clientes mais recordarão juntamente com a experiência que lhes proporcionou.
Agora que conhece os pontos básicos para a construção da sua marca, é o momento de questionar-se sobre os aspectos que pode reforçar no seu negócio de alojamento turístico, ou de começar a construir a sua marca, no caso de estar começando com a atividade. Se precisar de ajuda, lembre-se que recentemente weglobeyou, a principal agência de marketing turístico de España, se uniu à família Icnea para ajudar os nossos clientes.


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