O setor do alojamento turístico é cada vez mais competitivo, com uma oferta que cresce constantemente e que só em Espanha, supõe mais de 30% dos alojamentos disponíveis para os viajantes. Neste contexto surge cada vez mais a necessidade de adaptar os processos e o serviço oferecido pelos apartamentos turísticos para começar a ganhar fidelização. O arrendamento turístico não concorre só com a oferta de outros apartamentos, também concorre com o alojamento tradicional dos hotéis que, muitas vezes, podem oferecer serviços e instalações à disposição do cliente e que podem não estar disponíveis num apartamento turístico.
Aqui entra o conceito de experiência do hóspede, um elemento que permite que sejamos competitivos com o resto da oferta e que bem trabalhado se torna indispensável para conseguir fidelizar os hóspedes, que com o tempo se convertem fiéis à nossa marca e repetem a estadia no nosso alojamento. Esta experiência positiva é fundamental em qualquer tipo de atividade comercial e no caso do setor do alojamento turístico, a interacção correta e ágil com o hóspede para que este se sinta bem valorado, é algo básico para o crescimento do negócio e para conseguir as valiosas recomendações que nos ajudam a destacar entre toda a oferta disponível.
Aposta pelo check-in online
O check-in deve ser um processo simples e que se possa terminar com o menor número de passos possível. O viajante não quer perder tempo preenchendo documentos à chegada, por isso estará disposto a reservar um alojamento que lhe garanta que poderá realizar as suas gestões online antes da sua chegada.
Em Icnea sabemos a importância que tem a agilidade para os clientes, por isso o nosso software oferece uma completa
app para hóspedes através da qual poderão realizar todos os trâmites antes de iniciar a sua viagem, confortavelmente e sem pressas. Além disso, a informação da sua reserva estará ao seu alcance em todo o momento, assim como informação turística, normativa do alojamento, estado dos seus pagamentos, etc…
Oferece uma experiência personalizada
Conhecer os seus hóspedes é o primeiro passo para uma experiência satisfatória que começa antes da chegada. Conhecer os motivos da visita, os lugares em que está interessado ou, inclusivamente, o seu gosto quanto a hobbies ou comida, não se deve entender como algo intrusivo, mas sim como uma oportunidade de personalização e optimização da experiência. Inclusivamente, saber o tipo de pessoas que virão ao seu alojamento, podem ajudá-lo a personalizar a estadia: é um casal com filhos pequenos? Um casal de pessoas maiores de idade? Um grupo de amigos? Conhecer todos estes detalhes permite elaborar recomendações personalizadas para o hóspede. Por isso, em Icnea temos um menu de Experiências para criar atividades próprias ou de terceiros que deseje oferecer aos seus clientes e que possam realizar a reserva desde a sua própria página web.
Cuidar a limpeza e a manutenção do alojamento antes da chegada
Os hóspedes valorizam muito a limpeza e o correto funcionamento do alojamento onde se vão hospedar, algo que, será muito importante para a valorização final da estadia e para a sua recomendação a outros clientes. Por isso, será essencial dispor de um serviço de limpeza e fazer inspeções periódicas depois da saída dos hóspedes e antes da chegada dos seguintes, para se assegurarem de que tudo está em correto funcionamento. Em Icnea poderá configurar distintas webapps para usuários externos de limpeza e manutenção, através do qual poderá manter um controlo total dos calendários de limpezas diários e gerir uma lista de manutenção sempre atualizada.
Manter a comunicação com os hóspedes antes, durante e depois
Conseguir que o cliente não se sinta abandonado em nenhum momento da sua reserva é essencial para que tenha uma boa impressão do seu negócio e para que a sua valorização seja mais positiva. Antes da sua chegada devemos oferecer todos os dados necessários para a sua reserva, lembretes, pagamentos pendentes, etc. Durante a estadia é importante dar-lhes atenção e perguntar aos hóspedes se encontraram todo o equipamento do alojamento em boas condições e, caso contrário, ser muito rápido a resolver qualquer inconveniência que possa surgir. À saída, devemos pedir o seu feedback, não ter medo de pedir uma valorização positiva ou até oferecer descontos para futuras estadias. Todas estas funções estão integradas no PMS de Icnea, com um sistema de emails automáticos para realizar todo tipo de campanhas de Marketing, lembretes, newsletters, descontos e muito mais.