Entrar no mercado do arrendamento turístico é uma decisão que garante um benefício económico para as pessoas com propriedades onde, normalmente, não residem, ou que dispõem de uma empresa com um catálogo de propriedades de arrendamento. No entanto, além de gerir e cumprir as normas legais, existem outras responsabilidades que começam por garantir que o alojamento seja um ambiente seguro tanto para a tranquilidade do proprietário como para o hóspede que se hospeda. Embora devamos fazer todo o possível para evitá-los, os incidentes podem ocorrer a qualquer momento e está nas nossas mãos, como proprietários ou gestores, reduzir ao mínimo o seu impacto.
O que é básico na segurança de um arrendamento turístico?
Fazer um investimento na segurança não deve ser percebido como incómodo, pois sempre será benéfico para o proprietário e para o hóspede. As consequências de um acidente que poderiam ter sido evitados sempre serão maiores do que o tempo e o custo investidos em um bom planeamento da segurança desde o início da atividade. Recomenda-se que antes do início da atividade o alojamento ou alojamentos disponíveis estejam devidamente segurados. Por exemplo, o seguro de responsabilidade civil garante cobertura para o proprietário e o hóspede para qualquer incidente, mesmo para danos a terceiros. Outra opção nessa área seria o seguro de hóspedes, que os canais de arrendamento, às vezes, já oferecem e cobrem legalmente danos aos hóspedes, bem como danos a propriedades e áreas comuns. Outra recomendação é a apólice multirriscos, a opção mais completa que as seguradoras nos podem oferecer e que cobre tudo o que foi descrito anteriormente nas duas opções.
Uma vez que já tenhamos seguro para os nossos alojamentos, será necessário considerar os sistemas de segurança, como alarmes contra roubo e incêndio. Por se tratar de alojamentos que podem ficar desocupados por longos períodos de tempo, é necessário estar protegido contra ladrões que aproveitam as baixas épocas de entrada de turistas para ter acesso à casa. Além disso, um detector de fumo e um alarme de incêndio podem-nos proteger contra possíveis incêndios devido ao descuido dos hóspedes. É aconselhável revisar onde colocar esses dispositivos de combate a incêndio nas áreas estratégicas e saber onde devem estar localizados segundo a lei assim o exigir.
Evidentemente, todas as informações relacionadas com a segurança e regulamento do alojamento devem ser devidamente indicadas e comunicadas aos hóspedes antes da sua estadia. Neste sentido, recomenda-se que o proprietário elabore um documento de regulação da utilização do espaço que inclua também instruções de segurança como a localização de equipamentos de emergência como extintores de incêndio caso se encontrem na habitação. Com o software Icnea é possível utilizar as ferramentas incluídas para a programação de e-mails automáticos que nos ajudam a enviar toda esta informação ao hóspede antes da sua chegada, bem como a webapp dedicada aos hóspedes onde esta informação pode ser incluída e muito mais.
A importância da manutenção
Uma vez implementados os elementos básicos de segurança e preparadas as comunicações, devemos ter em consideração a manutenção periódica. Não nos referimos apenas a dispositivos de segurança e alarme, mas também de toda a casa e das suas instalações. Sistemas de aquecimento no inverno e arrefecimento no verão, assim como torneiras e iluminação. Ter em consideração estes elementos não só nos ajudará a ganhar a confiança do hóspede e causar uma boa impressão, como também evitaremos acidentes por mau funcionamento e garantimos que tudo esteja em ótimas condições antes do acesso de novos hóspedes.
Por último, importa realçar a necessidade de manter um contacto constante com os hóspedes uma vez que já tenham acedido ao alojamento para a resolução de qualquer incidente ou questão relativa à utilização da casa.