Já há algum tempo que desejava realizar esta entrevista.
Xavier, CEO de Icnea, um dos PMS com mais sucesso no mercado espanhol, é uma destas pessoas que transmite tranquilidade porque sabe o que faz, porque conhece a nossa indústria de A a Z, porque é a sua paixão e são já muitos anos com os seus sentidos alerta para que o seu software traga o máximo de valor aos seus clientes e que esteja sempre preparado para dar resposta às novas necessidades que vão surgindo no mercado.
Por isso, com a desculpa de que Doinn concluiu a integração da API de Icnea, consegui roubar-lhe uns minutos da sua agenda apertada para que nos conte um pouco de como surgiu a ideia e qual é a sua visão sobre o panorama actual do nosso sector.
Noelia:
Xavier, muito obrigada pelo teu tempo, é uma honra poder entrevistar a uma referência no sector como tu.
Xavier:
Sou eu que agradeço a tua amabilidade e oportunidade de nos podermos conhecer melhor.
Noelia:
Vou usar uma guia para esta entrevista, o Círculo dourado de Simon Sinek e as suas 3 perguntas chave: o que é Icnea, como fazeis Icnea e, o mais importante: porque é que os gestores do alojamento local trabalham já há tantos anos com Icnea, que valor trazeis à indústria?
Xavier:
Icnea procede de um grupo empresarial familiar, de Figueres, no norte da Catalunha, com interesses no sector turístico já no ano de 1961 e no sector informático desde 1978, tendo entre os seus projetos mais destacados o desenvolvimento do Software de Gestão para os Jogos Olímpicos de Barcelona 92. Para se especializar em gerar negócio pela internet e, especialmente, no sector turístico, Icnea foi fundada em 2001.
Icnea apostou, desde o princípio, em criar uma aplicação de reservas fácil, intuitiva e que resolvera as necessidades dos profissionais do alojamento local de forma competitiva. Apostamos por conectar com outros operadores do mercado e, por isso desenvolvemos o nosso próprio Channel Manager e também um conjunto de integrações a sistemas de portas inteligentes, sistemas de pricing, sistemas de leitura de passaporte, sistemas de controlo sonoro, terminais de pagamento com cartão bancário e empresas de serviços, como Doinn. Na nossa opinião, estas colaborações melhoram a competitividade dos nossos clientes, o que é o nosso objetivo principal.
As nossas soluções não só incorporam os nossos conhecimentos do sector, senão também o dos nossos clientes. Periodicamente celebramos em distintas cidades reuniões de trabalho com os nossos clientes nas que apresentamos novidades relativas aos produtos e serviços que oferecemos, mas também, e o mais importante destas reuniões, debatemos entre todos que melhorias podemos incorporar às nossas soluções e em que direção se dirige o mercado para nos podermos antecipar às necessidades que irão surgindo.
Talvez, o facto dos nossos clientes nos verem tão acessíveis, receptivos às suas necessidades e que, continuamente, incorporamos sugestões e necessidades propostas por eles, seja uma das chaves que nos diferenciam no mercado.
Noelia:
Estamos sem dúvida a viver tempos duros e sem precedentes e sei que vocês fizeram grandes esforços nos últimos meses tanto para ajudar aos vossos clientes como para manter a equipa. Como vês o nosso sector a médio prazo? Como é que vocês estão como empresa?
Xavier:
Desde o primeiro momento da pandemia e coincidindo com a reorganização para trabalhar em remoto, pedi ao nosso pessoal um esforço muito especial num tempo tão convulso. Esforço em mimar aos nossos clientes ajudando-lhes com tudo o que seja necessário para ultrapassar as dificuldades, em conectar com mais canais de reservas e automatizar mais processos.
Temos estado a organizar Webinars de temas interessantes, não só sobre as nossas aplicações, mas também sobre as novas maneiras de trabalhar que a pandemia nos está a impôr, entre elas a das novas necessidades de limpeza que fizemos com
Doinn e que teve muito boa recepção entre todos os assistentes.
Desenvolvemos novas APP para efectuar os Checkin online e reduzir o contacto pessoal ao mínimo. Desenvolvemos sistemas de cobrança automática para cartão de crédito simplificando o trabalho administrativo.
As nossas prioridades foram reorganizadas com um objectivo duplo: como podemos ajudar os nossos clientes a obter mais reservas e ao mesmo tempo como reduzir os custos de operação na gestão das reservas. É fácil de ver que ambos objetivos têm um denominador comum que é o de maximizar a rentabilidade dos nossos clientes.
Noelia:
Muito obrigada por compartilhar a tua visão, Xavier. E ainda que às vezes seja difícil de acreditar, sairemos desta e seremos ainda mais fortes!
Para os clientes que temos em comum, esta integração significa que agora, em 2 clics, se cria o perfil de todas as vossas propriedades e se automatizam os pedidos de limpeza, lavandaria, aluguer de lençóis e checkins que necessitem, sincronizando os calendários.
Lembrem-se que todos os nossos serviços estão certificados e que estamos em mais de 300 cidades para que possam gerir as propriedades de maneira remota, aproveitando todas as oportunidades para crescer nestes tempos difíceis.
- Fazer login em Doinn (primeira vez)
Depois do registo em Doinn, clicar em “Integrar PMS”
- Na esquina direita, escolhe a opção Integrações
- Escolhe a opção activar Icnea
- Solicita as credenciais em Icnea para activar a integração
Passos em Icnea
- Connexões (menu direito )
- Seleccionar plataforma Doinn e Adicionar propriedades
- Copiar o código gerado em Doinn
Doinn receberá todas as tarefas associadas em Icnea. A integração está feita!
As suas propriedades e serviços serão sincronizados automaticamente. A partir de hoje terá as propriedades preparadas para os seus hóspedes com um simples clic! Se preferir que a automatização seja total sem necessidade de confirmação, por favor envie-nos um email a:
integrations@doinn.co