Porque é que devemos comunicar-nos com os clientes por chat?

31 de agosto de 2020

Porque é que devemos comunicar-nos com os clientes por chat?

Actualmente grande parte dos usuários fazem as suas reservas através do telemóvel ou tablet. 


É uma realidade que a maioria das pessoas dispõem dos seus telemóveis e se encontram praticamente sempre disponíveis para receber ou dar qualquer tipo de informação. Também podemos dizer que as app dos telemóveis são cada vez mais populares como uma ferramenta para os usuários, pois têm numerosas vantagens de navegação e eficácia no seu uso, quer seja nas compras online, trâmites, consultas, etc. Outra afirmação que podemos fazer é o facto de os usuários estarem cada vez mais familiarizados com as mensagens instantâneas ou imediatas, por isso, em geral, é uma grande vantagem comunicarem-se através destes meios.

Aplicando estas ideias ao viajante, verificamos que os viajantes mais activos são os que mais reservam através do telemóvel. Já que se se é um viajante frequente, é mais normal usar sempre o telemóvel para ir seguindo o plano de viagem. A partir daqui cria-se a tendência de fazer qualquer gestão através do telemóvel só porque é muito mais confortável e prático de usar em qualquer momento e desde qualquer sítio.

Actualmente já existem aplicações de reservas de hotéis, actividades de lazer e transporte (voos, ferris, transfers, aluguer de veículos, etc) que dispõem de tarifas especiais se se reservam através do telemóvel. Ou seja, as próprias empresas estão a participar nesta propensão, porque lhes interessa o perfil de um usuário activo e involucrado nas suas aplicações de telemóveis e tablets, criando assim mais compromisso e fidelidade.

Tudo isto é um indicador de que a tendência do uso do telemóvel para organizar as viagens está cada vez mais estabelecida, e apercebemo-nos disso pela maneira como interagem os clientes com as empresas de viagens através dos telemóveis e que está presente durante todo o ciclo de vida da viagem. Desde reservar voos, alojamentos e actividades durante a viagem, a busca de restaurantes, ler opiniões, deixar um comentário sobre a sua experiência na estadia e dar recomendações a outras pessoas.

Concluindo, o aumento do uso dos telemóveis e as app das viagens é um facto evidente e os viajantes procuram consolidar toda a experiência das suas viagens desde os seus telemóveis. O sector turístico já se está adaptando a essa dinâmica, comunicando-se com os hóspedes via chat, uma vez que a probabilidade de resposta que se pode conseguir é certamente mais alta e mais rápida que por email.

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