Optimização de um anúncio em Booking

22 de abril de 2020

Optimização de um anúncio em Booking

Booking tem a capacidade de vender o 100% da disponibilidade de um estabelecimento. Simplesmente porque é um experto em análise web e a distribuição online. Desenvolveu algoritmos dinâmicos óptimos para posicionar os anúncios entre os pesquisadores e, além disso, têm muito bem estudado o comportamento da procura e as melhores estratégias para conseguir uma conversão (que uma visita acabe em venda). Por isso se converteu numa ferramenta de confiança tanto para os hoteleiros como para os clientes.  


Dito isto, acreditamos que vale a pena fazer uma apreciação do estado actual do anúncio em Booking e rever a sua qualidade. Resumimos os aspectos chave:

1. Conteúdo

Perfil do anúncio 100% completo, marcando todos os amenities que disponha a propriedade, informação actualizada e personalizada, coherente com as condições de contrato e políticas de cancelamento, fotos de qualidade.

2. Variedade de tarifas

Oferecer uma ampla variedade de tarifas que se adapte a diferentes opções e que possa atrair mais clientes potenciais.

Por exemplo, podem-se oferecer todas as tarifas com e sem regime de comidas, para que o cliente tenha mais liberdade para eleger. Também se podem ter tipos de tarifas por cada tipologia de quarto, aumentando assim a variedade da oferta.

3. Comentários

Opiniões dos hóspedes alojados, e quantas mais opiniões positivas melhor.

Ainda que as negativas também são uma oportunidade para melhorar a imagem da empresa. Neste post podem encontrar mais informação sobre como gerir as reviews dos anúncios.

4. O melhor preço

Booking.com recomenda que os preços sejam competitivos. Na extranet de Booking.com, há uma janela chamada Analytics com informação referente ao mercado e à concorrência onde Booking sugere os principais concorrentes do anúncio. Também o próprio gestor pode definir os seus concorrentes.

Na situação actual do Covid-19 não recomendam descer os preços, mas se o fizerem que seja de uma forma visível. Por exemplo, com o desconto Genius, publicar ofertas ou fazer tarifas exclusivas para telemóveis. Deve-se dizer que no actual momento os clientes fazem reservas a mais largo prazo, de maneira que é importante carregar os preços e tarifas dos meses deste ano e, sobretudo, de todo o 2021 para que assim o anúncio apareça visível em pesquisas a largo prazo.

5. Política de cancelamento

Quanto mais flexível é a política de cancelamento (ou seja, com menos restrições) mais aumenta o rácio de conversão e consequentemente aumenta a visibilidade em Booking. Contudo, não se deve perder de vista que ao ter uma política de cancelamento sem restrições também existe o risco de que aumentem o número de reservas canceladas e em consequência descenda a posição no canal. A melhor opção é ter ambas políticas, flexível e estrita, para que assim o cliente tenha a opção de elegir se quere fazer um pré-pagamento da reserva ou não.

5. Reserva antecipada e inventário amplo

Se o estabelecimento abre o calendário a 16 meses vista, a visibilidade aumenta no canal porque existe uma maior possibilidade de que o anúncio se mostre em pesquisas tanto a curto como a largo prazo.

Em Booking.com oferecem dois programas que ajudam a aumentar a visibilidade. Por um lado, o programa de fidelização Genius que oferece um 10% de desconto nas reservas do cliente. O canal ajuda a dar um extra de visibilidade via campanhas de marketing e newsletters que se mandan aos clientes. Por outro lado, o Programa Preferente que consiste em pagar uma percentagem mais alta da comissão para dar mais visibilidade ao anúncio.



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