Novas tendências de 2020

15 de janeiro de 2020

Novas tendências de 2020

Um dos sectores turísticos que evoluíram mais rápido nos últimos anos foi o alojamento local. As novas necessidades dos viajantes são o principal factor que impulsa as mudanças no sector. Além disso, também apareceram novas plataformas, mudanças tecnológicas que mudaram o comportamento do viajante, entre outros factores. Tudo isto, de alguma maneira alterou o mapa do sector.  


Explicamos aqui as tendências que vêm para este ano.

  • Sustentabilidade

Atualmente a procura global tornou-se mais exigente com o consumo de produtos ou serviços que respeitem o meio ambiente. De maneira que quando se quer reservar um alojamento procuram-se soluções sustentáveis. Alguns alojamentos começam já por divulgar ao público a implementação de políticas de responsabilidade social corporativa, ou por instalar controles tecnológicos que permitem reduzir o uso da água, ou também, limitar o uso de plásticos, entre outras opções. Outros alojamentos optam por vender-se integralmente como eco-hotéis. A questão fundamental é, sem dúvida, a de cuidar este aspecto, já que é cada vez mais um dos elementos mais analizados e procurados pelos viajantes.


  • Novas tipologias de clientes com diferentes necessidades para cubrir:

Bleisure são aqueles que viajam por trabalho, mas que alargam a sua estadia para aproveitar e conhecer o destino. 

Sabaticals são as pessoas que viajam durante um período longo de tempo para desconectar e conhecer mundo. Este é um perfil de cliente cada vez mais comum.

Nómadas digitais são os viajantes que não trabalham a partir do escritório e têm liberdade para trabalhar a partir de qualquer parte do mundo, o que lhes permite viajar e conhecer mundo enquanto trabalham.


  • Slo-Mo em vez de FOMO

FOMO (Fear of Missing Out) traduzido quer dizer medo a perder algo. Este movimento supõe reservar o máximo de visitas, actividades ou atrações turísticas em uma viagem para não perder nada. Agora com o novo movimento Slo-Mo há um objectivo diferente. Que é o de fazer as coisas com calma, usufruir mais de experiências e movimentar-se com transporte que reduza o impacto ambiental.


  • Diferenciação de hoteis (eco-friendly, only adults, tematização)

Quando há muita oferta é muito importante poder diferenciar-se do resto para assim ter uma imagem mais singular e única no mercado. Ao diferenciar o teu alojamento podes conhecer melhor o teu público alvo, cuidar mais as suas necessidades e ajudar a gerar uma maior satisfação. Por exemplo, podes decidir que o teu público alvo seja familiar. Com isso focalizas os teus serviços em todos os membros da família, o que seria muito distinto se fosse um alojamento só para adultos. 


  • Foco no que é local e autóctone

Desde há muito tempo que os turistas quando viajam cada vez têm mais interesse em sentir-se como um autóctone  e não como um turista. Por isso, existem já aplicações para poderem conhecer pessoas locais e participar em actividades com elas. É por esta razão que os alojamentos devem vender mais experiências e não só enfocarem-se na estadia no alojamento.


Como se poderia trabalhar com estas tendências usando Icnea?

Em primeiro lugar, para enfocar-se ao público adequado devemos escolher os portais de venda adequados. Desta maneira a comercialização das vossas propriedades estará sempre enfocada dentro dos canais onde se encontra o vosso público. Se quereis saber mais sobre os tipos de canais que existem, podem consultá-lo neste post.

Em segundo lugar, se oferecem serviços eco-friendly podem dá-lo  conhecer ao vosso público através das descrições da propriedade ou nos modelos de emails personalizados.

Outro aspecto que se pode levar a cabo com Icnea seria o turismo experiencial ou vender experiências e práticas segundo o tipo de alojamento, localização, arredores, etc. Uma maneira é usar Airbnb Experience, onde o mesmo anfitrião pode vender experiências. Assim, o anfitrião pode acrescentar os links dos anúncios de experiências de Airbnb e assim ajudar a melhorar a experiência do turista conseguindo mais vendas. Isto pode-se fazer usando um texto da nossa extranet de hóspedes ou então, um modelo de email personalizado segundo a propriedade.

Finalmente, a implementação das novas tecnologias para facilitar a gestão do alojamento. Por exemplo, uma aplicação inteligente que se chama Lock-Up que permite ter cerraduras electrónicas. Esta aplicação manda uma chave inteligente ao telemóvel do hóspede para que aceda ao apartamento a partir do seu telemóvel. Outro exemplo diferente seria PriceLabs uma ferramenta que gere os preços mediante algoritmos que estudam os eventos locais, a disponibilidade e a procura. En Icnea estão-se a desenvolver integrações com estas aplicações para que possam usar estas aplicações inteligentes a partir de uma única ferramenta, Icnea.

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