A qualidade é um parâmetro essencial que ajuda os clientes a avaliar o seu alojamento e influencia diretamente a sua atividade e rendimento. Como anfitrião, é importante trabalhar para conseguir boas avaliações que o ajudem a refinar os seus anúncios, conseguir um melhor posicionamento nas pesquisas e até conseguir ser um Superhost na plataforma.
Alguns dados que se destacam sobre a importância das avaliações:
- Os anúncios Airbnb com uma classificação de 4,75 estrelas ou superior têm uma taxa de conversão de reserva 10% a 15% superior aos anúncios com uma classificação superior a 4 pontos, mas não atingem essa classificação.
- A avaliação média em Airbnb é de 4,7 estrelas, enquanto 60% ultrapassam 4,8. Isso demonstra a importância de trabalhar a qualidade em um ambiente altamente competitivo.
- Os dados da plataforma mostram que os anúncios com uma média de 80% de avaliações 5 estrelas alcançaram 65% do total de reservas de Airbnb no último ano.
Conhecendo esses dados, pode-se perguntar como melhorar as suas avaliações para estar entre os anúncios de maior destaque. Neste artigo do nosso blog, mostramos as melhores dicas para o conseguir com base nos indicadores que um hóspede pode avaliar em Airbnb: chegada, veracidade, limpeza, comunicação, localização e qualidade.
Ajuda a ter uma ideia de como é uma estadia no seu alojamento
Para um hóspede é importante conhecer todos os detalhes do local onde se vai hospedar. Isso começa antes de qualquer comunicação com eles, na página do anúncio. Este deverá descrever com precisão as características do alojamento, os serviços incluídos, a localização precisa com mapa, regras e restrições. Um dos pontos mais importantes é a descrição das características do local. O hóspede deve encontrar exatamente o que viu no anúncio e, para isso, é fundamental descrever o tipo de acomodação, a configuração do espaço e sua privacidade. Aqui entra em jogo a importância das imagens, pois estas são o melhor reflexo da casa oferecida e quanto mais houver no anúncio, maior será a probabilidade de obter reservas.
Uma boa comunicação é fundamental
Como anfitrião, deve estar disponível para esclarecer dúvidas ou ajudar os hóspedes em possíveis incidentes antes ou durante a estadia. Antes da chegada, os clientes costumam entrar em contato conosco para solicitar mais informações sobre o destino enquanto finalizam o plano da viagem. Quando a sua chegada estiver próxima e durante sua estadia, é necessário estar atento às suas comunicações para auxiliar os hóspedes em eventuais contratempos que possam surgir. Nestes momentos, o cliente procura imediatismo e que qualquer incidente seja resolvido rapidamente para que possa continuar a desfrutar da sua visita.
Limpeza e manutenção
Para que a primeira impressão dos seus hóspedes ao chegarem ao alojamento seja excelente, é necessário garantir que tudo esteja em perfeitas condições. A limpeza e a manutenção são dois elementos essenciais para obter uma pontuação mais elevada nas avaliações. Para tal, certifique-se de que dispõe de uma
equipa de limpeza do seu alojamento que realiza as suas tarefas entre cada reserva e se responsabiliza pela substituição de artigos como toalhas ou lençóis. Não menos importante é contar com
profissionais de manutenção que possam cuidar de qualquer elemento que represente risco ao hóspede, como umidade, eletrodomésticos que não funcionam ou elementos estruturais danificados como portas ou janelas. Lembre-se que em Icnea os usuários de limpeza e manutenção têm
webapps para controle no desempenho dessas tarefas.
Contribua a melhorar a estadia dos seus huéspedes
Além de conseguir fazer com que o hóspede se sinta em casa no seu alojamento, um bom anfitrião se destaca por fornecer o seu conhecimento e recomendações do local para melhorar a visita dos seus clientes. Surpreendê-los com uma recomendação inesperada ou com uma atividade que eles desconheciam tem uma influência muito positiva nas avaliações. Aproveite o seu conhecimento da cidade e da cultura local para recomendar restaurantes, locais de entretenimento e interesse cultural. Outra boa opção é receber os hóspedes com algum produto típico local que sirva de boas-vindas, pois os hóspedes sempre apreciam uma recepção presencial na chegada ao apartamento.
Como puderam verificar, a qualidade é um conceito essencial para o desenvolvimento do seu negócio. As avaliações escondem muito mais do que uma simples opinião e têm muita influência na tomada de decisões de futuros clientes e no seu posicionamento no Airbnb. Incentivamos-lhes a rever os seus procedimentos em busca de aspectos que possam ser melhorados para que seus anúncios se destaquem na plataforma. E lembre-se, que pode verificar o seu índice de qualidade em Airbnb usando
este link.