23 de março de 2021

Check-in e Check-out online

Em 2020 algumas tendências que antes da pandemia só estavam a começar a aparecer no nosso mapa social foram normalizadas. Agora podemos dizer que já estamos familiarizados e adaptados a esta nova realidade. 

Algumas delas são o teletrabalho, a flexibilidade horária, as compras online e o uso das tecnologias para todo tipo de trâmites. Mas se nos concentrarmos exclusivamente no setor turístico, podemos observar que a tendência subtil de deslocalização do check-in e check-out se transformou em um hábito. 

Neste post queremos dar-lhes a conhecer a última versão da nossa App de hóspedes, uma ferramenta que facilita o check-in e check-out online, da que estamos muito orgulhosos e convencidos de que lhes vai ajudar muito no vosso dia a dia.

Apresentamos a App de hóspedes!


Esta é a página principal onde o cliente poderá ver toda a informação referente à sua reserva. Pode aceder à informação sobre a estadia, os seus dados de cliente, registar os outros hóspedes que fazem parte da reserva, ver os importes da estadia e o que está pendente por pagar. Também poderá aceder ao contrato, onde estão as condições de contratação do estabelecimento, que poderá rever e assinar.

Finalmente, no apartado “informação para a estadia”, o hóspede poderá ver diferentes textos informativos que o anfitrião terá facilitado. Estes servem para proporcionar ao cliente informação sobre a entrada e saída do estabelecimento e/ou durante a estadia. Isto pode ser muito útil para reduzir o número de emails enviados ao hóspede, que muitas vezes é desagradável até ao ponto de perdermos a atenção do cliente neste processo. Ao ter toda a informação na App, o hóspede pode consultar o que deseja quando realmente o necessite.

Além disso, também têm o chat da aplicação para poderem estar em contacto com o anfitrião. 

Como se usa esta aplicação para o check-in e check-out online?


  • Registo de hóspedes. Os clientes podem registar a sua informação a partir do momento em que reservam e se lhes facilita o acesso à extranet. Desta forma, o estabelecimento terá a informação de hóspedes pronta para ser automaticamente enviada ao SEF. 

  • Pagamentos. Na extranet aparecerá o pagamento total da estadia: o que foi pago e o que ainda faltaria pagar. No caso de existirem pagamentos pendentes há um botão para efetuar o pagamento com cartão de crédito, transferência bancária ou PayPal. 

  • Contrato. O documento com as condições de contratação do estabelecimento turístico também estará visível, podendo o cliente ler tranquilamente e assinar o contrato online.   


Com estes três passos, o cliente já poderá aceder ao apartamento sem qualquer necessidade de passar pela recepção. E igualmente para a saída, uma vez que a única coisa que estaria pendente de revisão seriam os possíveis danos e a devolução do depósito, que ao ter os dados pessoais e bancários do cliente já serve de garantia.

Por último, e para acabar de completar o processo de check-in e check-out completamente online, podem também usar as fechaduras automáticas. Desta forma, evita-se o contacto ao ter que entregar uma chave física, uma vez que se podem abrir as portas desde o telemóvel.

Em Icnea dispomos de integração com as fechaduras automáticas de Tesa, STAYmyway, Akiles, Salto e BTV.

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