17 de dezembro de 2020

Fim de Ano: objectivo final de 2020 para o Alojamento Local

Este Fim de Ano vai ser claramente diferente a todos os fins de ano que já vivemos. A principal diferença são as restrições de mobilidade em cada país, que limitam bastante a possibilidade de celebrar esse dia em outras cidades e países. Outra diferença importante será que não haverá eventos públicos ou festas às que assistir. Ou seja, que a noite de fim de ano terá que ser forçosamente caseira e com os amigos ou familiares mais chegados. 

Como sempre, o alojamento local tem a possibilidade de aprender desta situação e evoluir vendo as oportunidades e pondo mãos à obra. Ao tratar-se de uma situação muito marcada pelos limites impostos, o alojamento local deve concentrar o seu trabalho dentro desse marco e explorar tudo o que se pode fazer com ele.


Por um lado, segundo a normativa de cada lugar, dentro do mesmo país ou região, será possível que os viajantes aproveitem a ocasião e o desejo de sair para arrendar um apartamento ou casa rural e celebrar esse dia em um ambiente diferente. Isso significa que os potenciais clientes serão nacionais e chegarão por via terrestre.


Por outro lado, dependendo da localização, é possível que queiram alargar a estadia para aproveitar os dias de férias e fazer turismo pela região.


Será de grande ajuda para os hóspedes se lhes facilitam instruções para visitar lugares da zona, sempre tendo em conta o tipo de grupo. Ou seja, se se trata de um grupo de amigos podem propor atividades para adultos. Se é um grupo familiar, deverão ter em conta que as propostas dos lugares a visitar sejam aptas para crianças.

Para entender melhor o novo perfil de cliente em tempo de Covid-19, podem clicar em este post e saber um pouco mais.


Também pode ser uma boa ideia decorar o estabelecimento com um toque de Natal. Num outro post já falamos da importância que têm os pacotes de bem-vinda quando o hóspede chega ao estabelecimento. Definitivamente, estes fazem a diferença na primeira impressão com que o hóspede fica, normalmente é mais emocionante e vibrante, sentindo-se melhor recebidos e mais cuidados. Como anfitriões podem decidir ser mais ou menos extravagantes, dependendo da filosofia e maneira de trabalhar de cada um. Têm a opção simples de fazer um cabaz de bem-vinda com doces de Natal e produtos locais, ou uma felicitação de Natal escrita à mão, ou ainda um ramo de flores da sorte. Outra opção mais atrevida pode ser decorar a casa com uma árvore de Natal ou figuras de Natal personalizadas.    


Será muito importante ter sempre em conta a limpeza quanto à decoração de Natal. Se antes da pandemia este era um aspecto de grande relevância para os hóspedes, agora a exigência e importância de um estabelecimento limpo e desinfectado é fundamental. É um requisito fundamental para poder receber hóspedes nos estabelecimentos, já que se devem seguir os novos protocolos de limpeza do Covid-19 e informar aos clientes de que o cumprem para proporcionar-lhes segurança e confiança.


Finalmente, uma vez que este ano é mais difícil receber reservas de maneira espontânea, será o gestor o que deve animar aos seus potenciais clientes a reservar no seu estabelecimento. Por um lado, será imprescindível a presença nas redes sociais. Claro que a actividade em estes perfis é completamente livre, como sugestão, podem simplesmente subir fotografias novas com a decoração de Natal para recordar que estão abertos nestas datas, ou também podem oferecer promoções especiais que chamem a atenção àqueles que querem sair das suas casas em Fim de Ano. 


Além disso, será interessante contactar com antigos clientes que sabemos que têm uma opinião positiva sobre a sua última estadia. Esta pode ser uma boa oportunidade para animá-los a repetir a experiência e ao mesmo tempo mantêm a comunicação com os antigos clientes ou clientes frequentes. Provavelmente estes clientes preferirão reservar um sítio já conhecido, pela confiança que lhes proporciona. Manter o contacto com eles, oferecer-lhes descontos por segundas reservas, pode ser uma boa maneira de fidelizar clientes de qualidade e, mais ainda nos tempos actuais de pandemia.    


Com estes conselhos para finalizar o desafiante ano que vivemos, desejamos-lhes a todos um Feliz 2021!

Quer saber mais informação?

Preencha o formulário e conheça nossos produtos e serviços.

Solicite uma demonstração
demo icnea pms