Quando um grupo de amigos, uma família ou um casal chega ao seu destino de férias e se dirigem ao alojamento estão expectantes sobre como será o quarto, como será o serviço, se terão um bom pequeno-almoço, resumindo, se será um sítio agradável. Pelo que podemos afirmar que a primeira impressão do hóspede é muito importante, pelo que é necessário trabalhá-la e cuidá-la.
Para esta primeira recepção dos clientes será uma boa opção contar com os packs de bem-vinda. A nossa sugestão é que estes packs combinem o prático com o emocional. Ou seja, que tenham um uso mínimo para o cliente e que, além disso, seja algo bonito ou significativo.
Descrevemos aqui algumas ideias de diferentes tipos de packs de bem-vinda:
Artigos básicos para a estadia
Por exemplo: artigos de banho (champô, gel, condicionador, escova de dentes, creme hidratante, after-sun, entre outros); artigos de comida (água, ingredientes para o pequeno-almoço, etc).
Detalhes personalizados
A costumização ou personalização cada vez se oferece mais em todo o tipo de serviços e é uma prática comercial em auge.
No caso dos alojamentos turísticos, uma maeira de personalizar é jogar com a localização e a época do ano. Por exemplo, se se trata de uma cabana rural e alguém a reserva para uns dias de Outono, podem oferecer uma chávena de chocolate quente, chás ou um taça de vinho. Também se podem oferecer guarda-chuvas, se chove e são necessários.
Outra maneira de personalizar é segundo o hóspede e o motivo da viagem. Se obtiver a informação sobre porque viaja o hóspede e com quem, pode optar por uma garrafa de champanhe, se é uma viagem romântica, flores decorativas, óleos de banho ou outro detalhe similar e apreciável. Por outro lado, se é uma viagem familiar, podem-se deixar cadernos infantis para colorir, etc.
Quanto mais personalizado seja o detalhe mais utilidade terá para o cliente e consequentemente ficará com uma bonita memória do estabelecimento.
Pequenos snacks
Oferecer uma garrafa de água, frutos secos e bolachas é um kit simples que pode solucionar o primeiro problema de chegar tarde a um apartamento em um horário em que as lojas estão fechadas para comprar o básico para a primeira noite.
Souvenirs
Podemos aproveitar o interesse evidente dos hóspedes pela localidade ou região e oferecer-lhe souvenirs locais. Será seguramente uma surpresa positiva.
É importante que os pacotes de bem-vinda sejam bem pensados e não se vejam como um gesto de protocolo, para que o cliente sinta realmente que é um detalhe pensado para ele e se sinta bem recebido e em uma atmosfera especial.